Nomeações: Administrador Diocesano nomeou Delegados para a Formação Permanente do Clero, Ação Pastoral e Vida Consagrada

20220420-nomeacoes-administrador-diocesano-abril-2022

O Administrador Diocesano, Padre José Lobato, nomeou, com data de 18 de abril, três sacerdotes que serão, durante o período de Sede Vacante, os delegados para a Formação Permanente do Clero, para a Ação Pastoral e para a Vida Consagrada. Estas funções estão, assim, confiadas ao Padre Fernando Paiva, ao Padre Luís Ferreira e ao Padre Horácio Noronha, respetivamente.

Ao Delegado Diocesano para a Formação Permanente do Clero, Padre Fernando Paiva, compete-lhe preparar as ações de formação permanente do clero estabelecidas ou a estabelecer no calendário diocesano, bem como propor ao Administrador Diocesano e ao Colégio de Consultores novos conteúdos e modelos de formação permanente do clero.

As competências do Delegado Diocesano para a Ação Pastoral, Padre Luís Ferreira, são: preparar e dirigir as reuniões de vigários forâneos; acompanhar os serviços pastorais diocesanos e os movimentos laicais, em particular aqueles que não tenham assistente eclesiástico; acompanhar e apoiar, no que for necessário, a preparação do Sínodo dos Bispos 2021-2023 e da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

O Delegado Diocesano para a Vida Consagrada, Padre Horácio Noronha, terá como funções manter contactos com as várias famílias religiosas que vivem e trabalham na Diocese, bem como estimular o envolvimento de todos os consagrados, na diversidade dos seus carismas, na comunhão da Igreja diocesana e na cooperação pastoral com o Clero e os Fiéis Leigos.

A delegação destas funções cessará, em simultâneo, com a cessação do ofício do atual Administrador Diocesano.

Leia, abaixo, o texto completo das três nomeações emitidas pelo Administrador Diocesano a 18 de abril.

Nomeação do Delegado para a Formação Permanente do Clero

Padre José João Aires Lobato,

tendo assumido o múnus de Administrador Diocesano de Setúbal, por eleição do Colégio de Consultores em 14 de março de 2022, para o período de “sede vacante”;

reconhecendo a necessidade de continuar a promover e coordenar a formação permanente do Clero, cuja responsabilidade de organização tem vindo a ser atribuída ao Presidente do Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral;

considerando que, desde o dia 13 de março de 2022, o Conselho Presbiteral cessou as suas funções por transferência de D. José Ornelas Carvalho, então Bispo de Setúbal, para a Diocese de Leiria-Fátima;

nomeio o Rev.do Padre FERNANDO MAIO DE PAIVA

Delegado Diocesano para a Formação Permanente do Clero.

Compete-lhe, por delegação e sob a jurisdição do Administrador Diocesano, concretamente:

• preparar as ações de formação permanente do clero estabelecidas ou a estabelecer no calendário diocesano;
  • propor ao Administrador Diocesano e ao Colégio de Consultores novos conteúdos e modelos de formação permanente do clero.

Esta delegação de funções cessa em simultâneo com a cessação do ofício do Administrador Diocesano.

Nomeação do Delegado para a Ação Pastoral

Padre José João Aires Lobato,

tendo assumido o múnus de Administrador Diocesano de Setúbal, por eleição do Colégio de Consultores em 14 de março de 2022, para o período de “sede vacante” e reconhecendo a necessidade de continuar a promover na Igreja diocesana a ação pastoral, particularmente no que diz respeito às prioridades da renovação pastoral em curso, nomeadamente:

1. A participação de todos na preparação do Sínodo dos Bispos 2021-2023.
  2. A preparação das Jornadas Mundiais da Juventude em Portugal e o incremento da participação dos jovens na vida e na missão da Igreja.
  3. A coordenação dos movimentos e obras do apostolado dos leigos, em ordem à sua intervenção mais responsável e sinodal na Igreja.
  4. A dinamização das estruturas pastorais, sobretudo as vigararias forâneas, de modo a respondermos com unidade e criatividade aos desafios de cada lugar e de cada tempo.

Considerando que, desde o dia 13 de março de 2022, o Vigário Episcopal da Pastoral, por motivo da situação de sede vacante, cessou funções, continuando, no entanto, a ser imprescindível o acompanhamento e coordenação da ação pastoral com a dedicação e o saber que todos lhe reconhecemos,

nomeio o Rev.do Padre LUÍS MIGUEL MATOS FERREIRA

Delegado Diocesano para a animação e coordenação da ação pastoral.

• preparar e dirigir as reuniões de vigários forâneos;
  • acompanhar os serviços pastorais diocesanos e os movimentos laicais, em particular aqueles que não tenham assistente eclesiástico;
  • acompanhar e apoiar, no que for necessário, a preparação do Sínodo e das JMJ.

Nomeação do Delegado Diocesano para a Vida Consagrada

Padre José João Aires Lobato,

reconhecendo a necessidade de continuar a promover e coordenar a participação dos Institutos de Vida Religiosa, masculinos e femininos, na vida e no apostolado da Igreja diocesana;

considerando que, desde o dia 13 de março de 2022, o Delegado Episcopal para a Vida Consagrada cessou as suas funções;

nomeio o Rev.do Padre HORÁCIO MANUEL DA SILVEIRA NORONHA

Delegado Diocesano para a Vida Consagrada.

• manter contatos com as várias famílias religiosas que vivem e trabalham na Diocese;
  • estimular o envolvimento de todos os consagrados, na diversidade dos seus carismas, na comunhão da Igreja diocesana e na cooperação pastoral com o Clero e os Fiéis Leigos.

20 de Abril de 2022