São Sebastião: Igreja cheia para o Concerto de Primavera com o tenor Carlos Guilherme

20220618-Sao-Sebastiao-concerto-02

Foi no passado dia 18 de Junho, na Igreja de S. Sebastião, que se realizou o Concerto de Primavera com o tenor Carlos Guilherme e o Coral Luísa Todi. Foi mais um concerto na sequência das iniciativas que a Comissão dos Amigos da Paróquia de S. Sebastião têm encetado para a recuperação do património da igreja. Mas também foi inserido no âmbito do encerramento da apresentação à comunidade das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, em cuja dinamização e preparação os jovens de S. Sebastião estão altamente envolvidos.

Fez o Pe. Casimiro Henriques os agradecimentos institucionais, nomeadamente à Vereadora Rita Carvalho, aos músicos e público em geral. Mencionou ainda as obras de momento em curso, com especial ênfase para o restauro da torre sineira. Os Amigos da Paróquia reiteraram os agradecimentos a todos, mas muito especialmente ao Coral Luisa Todi e à sua sempre pronta colaboração para com S. Sebastião, na pessoa do seu Presidente Luís Fernandes, ao Maestro Fernando Malão, Rui Rosado na percussão e à pianista Mariana Costa. Também um agradecimento muito especial aos coralistas, a todos e a cada um em particular, pela dedicação e voluntarismo. Mas para além do Coral Luisa Todi, que faz parte da história da cidade, fez-se um agradecimento veemente ao reconhecido tenor Carlos Guilherme, que faz parte da história da música lírica do país.

Carlos Guilherme nasceu em Lourenço Marques, Moçambique. Estudou com John Labarge no Conservatório Regional do Algarve e foi cantor residente do Teatro Nacional de Carlos de 1980 a 1992. O seu repertório inclui 53 papéis principais em 89 óperas, recitais e concertos por todo o país sendo de realçar a sua colaboração com o Círculo Portuense de Ópera, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Coral Luísa Todi. A partir de 1987 foi convidado a cantar noutros países tais como os Estados Unidos, Brasil, Moçambique, Bélgica, França, Espanha e Israel. Gravou em CD “A Canção Portuguesa”, com Armando Vidal e mais recentemente o CD “IN OPERA” com árias de ópera acompanhado pela Orquestra do Norte. Além das principais orquestras portuguesas, colaborou com a O. de Câmara de Pádua, do Comunal de Bolonha, Filarmónica de Moscovo e Sinfónicas de Budapeste, de S. Francisco, de Israel, de Pequim e de Shangai. Em abril de 2001 estreou-se em Itália no Teatro Rossini. Voltou a Itália em 2005 para cantar nos Teatros Comunais de Ferrara e de Modena. Atuou em Coimbra com o tenor José Carreras. A 8 de Junho de 2016, apresentou-se em Roma em recital integrado numa Mostra de Arte Portuguesa, com um programa inteiramente consagrado a compositores portugueses, acompanhado ao piano pelo maestro Armando Vidal. Melhorou a sua técnica vocal com Marimi del Pozo, Gino Becchi, Franco Campogalliani, Claude Thiolass e Regina Resnik. Venceu o prémio “Tomas Alcaide” e foram-lhe atribuídos 4 prémios “Nova Gente”.

Durante hora e meia, assistiu-se a um maravilhoso espectáculo, com o Coral na parte inicial, depois o Carlos Guilherme a solo e na última parte, o tenor acompanhado com o Coral Luísa Todi. Cantou-se música tradicional portuguesa, êxitos de grupos internacionais e a Missa Étnica pela Paz. Todo o público se envolveu de forma entusiasta, quando se lhe pediu a participação, bem como aplaudiram de forma efusiva Carlos Guilherme e o Coral. Todos saíram com uma enorme satisfação pela actuação do Coral Luisa Todi e do grande tenor português, que está no 43º aniversário da sua brilhante carreira pelo país e pelo mundo.

Isabel Melo, Paróquia de São Sebastião (Setúbal)

03 de Julho de 2022