Academia Fé e Cultura: Inscrições abertas para o módulo formativo “O Livro do Génesis”

20221123-academia-fe-cultura-LGEN2023 -site-diocese

Na Academia Fé e Cultura, o ano de 2023 vai iniciar com um módulo bíblico, dedicado ao primeiro livro da Bíblia, o livro do Génesis.

A proposta formativa terá início dia 11 de janeiro e termina a 15 de fevereiro. Decorrerá às quartas-feiras, entre as 21h e as 22h30, no auditório do Externato Frei Luís de Sousa, em Almada.

A formação irá decorrer em regime misto (presencial e online via Zoom), podendo os interessados escolher a modalidade em que querem frequentar o módulo.

Esta ação formativa dirige-se a todos os diocesanos, leigos ou consagrados.

O Livro do Génesis

Génesis significa “começo”. O livro com este nome não só dá início à Sagrada Escritura, como também relata o começo da história de Deus com a humanidade. Não será o livro mais antigo da Bíblia, mas é certamente dos mais importantes, tantas vezes citado, interrogado e até rejeitado. Trata-se de um conjunto de histórias primitivas? Ou, pelo contrário, contém algo de essencial para a vida de um cristão do século XXI?

Em seis encontros, pretende-se fazer um percurso por textos fundamentais do livro do Génesis, enquadrando-os no seu contexto histórico e literário, de forma a perceber a imensa relevância desta obra no hoje da vida eclesial.

• Formador: Daniel Nascimento
  • Datas:11, 18 e 25 de janeiro, 1, 8 e 15 de fevereiro de 2022
  • Horário: Quartas-feiras, das 21h00 às 22h30
  • Local: Externato Frei Luís de Sousa (Almada) e Online (via Zoom)
  • Prazo de inscrição: 8 de janeiro de 2023

O formador

O Padre Daniel Nascimento é sacerdote da Diocese de Setúbal. É doutorando em Ciências Bíblicas e Arqueologia no Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém. Integra o corpo docente na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e faz parte da equipa coordenadora da Academia Fé e Cultura.

Inscrições

As inscrições decorrem em formulário online até 8 de janeiro: https://bit.ly/Academia-Fe-Cultura-Inscricoes-LGen2023

Os custos da formação são suportados pelo próprio formando, a título de donativo, estimando-se um valor de 30€ por módulo. Os dados para envio do donativo por transferência bancária são:

• Entidade: Seminário Diocesano de Setúbal
  • IBAN:  PT50 0007 0000 0086 2275 1962 3 (Novo Banco)

Caso pretenda um recibo de donativo, deve indicar o Número de Identificação Fiscal (NIF) e a morada no formulário de inscrição. O comprovativo de transferência deve ser enviado para academiafecultura@diocese-setubal.pt com indicação do nome do formando.

Nota: A participação online tem um limite 100 formandos.

A Academia Fé e Cultura

Academia Fé e Cultura (AFC), em desenvolvimento na Diocese de Setúbal, tem como intuito oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural às suas comunidades, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

A versão piloto do projeto decorreu nos primeiros meses de 2022 e contou com dois módulos: o primeiro foi sobre o Evangelho de São Lucas, orientado pelo Padre João Lourenço, doutor em Teologia Bíblica e professor catedrático emérito da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. O segundo módulo, realizado nos meses de março e abril, teve como tema a “História da Igreja de Setúbal” e foi ministrado pelo Padre Francisco Mendes, historiador e pároco de Charneca de Caparica.

Desde outubro de 2022 está a decorrer o módulo “Arte e Património Sacro: ver, ler e compreender”, ministrado pelo Padre Casimiro Henriques, pela Dr.ª Joana Rosário e pela Arq.ª Cristina Branco.

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

Academia Fé e Cultura

28 de Novembro de 2022