Setúbal/Tradições: Festas em Honra de Nossa Senhora da Anunciada 2023

Procissão Final

De 21 de setembro a 14 de outubro decorreram as Festas em honra de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal. Foi a 5ª edição destas Festas depois da retoma em 2019.

De 21 a 29 de setembro decorreu a Novena, animada pelos vários grupos e movimentos da Paróquia e também com a participação de colaboradores e utentes do Centro Social Paroquial.

O ponto alto das festividades foi a Procissão de Velas realizada na noite de 30 de setembro. No dia seguinte, decorre o Cortejo de Motos com Bênção dos Capacetes e Cortejo Automóvel, com a imagem peregrina de Nossa Senhora da Anunciada. Pelas 19h, foi a Oração de Consagração a Nossa Senhora.

A programação inclui um conjunto de iniciativas artísticas. O “Serão em Festa” reuniu a comunidade paroquial com refeição e espetáculo de variedades com a participação dos jovens da comunidade. Realizou-se um concerto de cânticos escutistas a 7 de outubro.

No dia 14 de Outubro, sábado, foi projetado, no Salão Paroquial, o filme “Filhos do Rio Azul”, com a presença do protagonista Fernando Águas Coelho. A introduzir este evento, houve um momento musical com o Ensemble Juvenil da Anunciada.

As Festas em honra de Nossa Senhora da Anunciada, após um interregno de cerca de 15 anos, foram revitalizadas em 2019, no seguimento de um diálogo muito alargado, que envolveu a comunidade paroquial, as coletividades locais, a União das Freguesias de Setúbal e a Câmara Municipal de Setúbal.

Estas festas têm como ponto alto a procissão, que ficou fixada no último sábado/domingo do mês de setembro. Continuamos a valorizar de forma especial a Solenidade da Anunciação do Senhor, que continua a ter uma importância singular na vida desta comunidade paroquial.

Neste ano de 2023 e inicio de 2024, estamos a assinalar e festejar os 470 anos da fundação da Paróquia, que aconteceu no dia 14 de março de 1553.

Padre Fernando Paiva/JM

10 de Outubro de 2023