Equipas de Nossa Senhora: Encontro de início de ano da Região de Setúbal realizado a 21 de outubro

20231027-equipas-nossa-senhora-encontro-inicio-de-ano

“A JMJ acabou. E agora? Desafios para as ENS” foi o tema escolhido para o encontro de início do ano pastoral 2023/2024 das Equipas de Nossa Senhora da Região de Setúbal. A iniciativa decorreu na Paróquia do Montijo e contou com a participação de 21 casais provenientes de equipas de toda a diocese. Estiveram ainda presentes três dos assistentes espirituais.

O acolhimento esteve a cargo da Equipa de Setor C (casal Responsável: Ana e José Teixeira). As boas-vindas foram dadas pelo casal responsável da Região (Teresa e Francisco Andrade).

O casal Domingas e Mário Mata (ENS Montijo 7) partilhou, com comoção, a sua experiência conjugal e familiar enquanto participantes na JMJ Lisboa 2023.

O Padre Carlos Filipe Silva, Reitor do Santuário do Cristo Rei e assistente espiritual da Equipa de Nossa Senhora “Cristo Rei 1”, expôs uma frutuosa reflexão em torno da oração conjugal, um dos principais elementos da espiritualidade conjugal que caracteriza as ENS. Entre outros aspetos, vincou que a oração conjugal não passa apenas por “rezar juntos”, mas sobretudo por “rezar unidos”. O mesmo Padre Carlos Filipe Silva presidiu à Eucaristia na igreja paroquial do Montijo.

Durante o almoço não só foi partilhado o pão como os equipistas conviveram alegremente como irmãos em Cristo.

Durante a tarde foi realizada uma dinâmica de equipas mistas que refletiram sobre o tema geral do encontro e, posteriormente, em plenário, partilharam as conclusões de cada uma das reflexões.

O encontro permitiu ainda a partilha de várias questões organizativas, entre as quais alertar para o encontro nacional das Equipas de Nossa Senhora, a realizar em Fátima, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2023.

Sublinhou-se que dentro as 21 equipa presentes no encontro, parte considerável era formada por casais jovens, aliás, ali rodeados pelos seus filhos, entre os quais crianças de colo. Entre outros, este é um sinal de que o movimento das Equipas de Nossa Senhora, nascido há quase 100 anos, continua a ser uma resposta pertinente para casais cristãos que procuram viver em plenitude o sacramento do Matrimónio.

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal, nascido em França em 1938, cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

A Equipa da Região de Setúbal

26 de Outubro de 2023