comprehensive-camels

D. Américo Aguiar/Fiéis Defuntos: Memória e esperança na visita aos que já partiram

20230211-visita-d-americo-cemiterio-senhora-da-piedade-setubal (1)

O Bispo de Setúbal, D. Américo Aguiar, visitou oito cemitérios da diocese nos dias 1 e 2 de novembro, de modo a assinalar a comemoração litúrgica de Todos os Fiéis Defuntos. Os momentos de oração particular acabaram por atrair alguns fiéis.

Proximidade no luto e na esperança

O prelado visitou o Cemitério do Monte de Caparica ao começo da tarde do dia de Todos os Santos, 1 de novembro. A acolhê-lo estavam o Padre Pedro Quintela e o Padre Afonso Pereira, da Paróquia de Nossa Senhora do Monte de Caparica, bem como alguns fiéis da mesma comunidade e, ainda, uma representação da Junta de Freguesia.

Tendo confiado as almas dos fiéis defuntos à misericórdia de Deus, deteve-se na campa do Padre Domingos Morais, anterior Pároco do Monte de Caparica, e também na campa do Padre João Luís Paixão que foi Pároco da Trafaria. De seguida, rezou no Cemitério de Vale Flores, Paróquia de Laranjeiro-Feijó.

Visita ao Cemitério do Monte de Caparica

Visita ao Cemitério de Vale Flores, Paróquia de Laranjeiro-Feijó

Também no Cemitério de Santa Marta de Corroios, o novo bispo distribuiu afeto aos fiéis todos, mas sobretudo uma proximidade no luto e esperança cristã, como refere o Padre Miguel Alves, pároco de Corroios e Vale de Milhaços, em nota enviada à Diocese.

“Todos os presentes sentiram o seu Pastor consigo naquele lugar que é tão especialmente doloroso na sua história” refere.

“Estavam pensadas duas visitas a duas campas, de dois Paroquianos de Corroios e Vale de Milhaços. Mas os pedidos dos presentes acabaram por proporcionar uma romaria a uma série de campas de tantos familiares e amigos ali sepultados. Uns pediam, outros aproveitavam a passagem do Cardeal para lhe pedir que rezasse também pelos seus entes queridos ali sepultados. Rezámos por todos. Todos ali sepultados, fiéis católicos ou não”, acrescentou.

Visita ao Cemitério de Santa Marta de Corroios

Lembrar os combatentes da Grande Guerra

“Em dia de fiéis defuntos, a Igreja reza por todos aqueles a quem o Senhor já chamou a si. Nos cemitérios, estão os restos mortais, porque os que partiram estão em nós no nosso coração e na nossa memória, fazem parte da nossa história”.

Foi com estas palavras, que o Cardeal D. Américo, acolheu aqueles que participaram na missa de fiéis defuntos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, na Paróquia de São Sebastião, na cidade de Setúbal, esta quinta-feira, 2 de novembro.

A celebração que aconteceu, devido às condições atmosféricas, na igreja de São Sebastião, foi participada pela GNR, PSP, Capitania do Porto de Setúbal, Cruz Vermelha, Pescadores e demais paroquianos.

A Missa foi concelebrada pelo pároco de São Sebastião Padre Casimiro Henriques, pelo Vigário Forâneo de Setúbal, Padre Fernando Paiva, pelo Padre Daniel Nascimento, natural da paróquia, e pelo Padre David Caldas, Ecónomo Diocesano.

Eucaristia da Comemoração dos Fiéis Defuntos, Igreja de São Sebastião, Setúbal

Após a celebração, o Bispo de Setúbal e o pároco deslocaram-se ao talhão dos combatentes da grande guerra, onde aconteceu a cerimónia-memorial daqueles que deram a sua vida pela Pátria, como é tradição neste dia de fiéis defuntos. O Senhor Bispo fez uma alocução sobre a importância daquele lugar, e da memória daqueles combatentes. Frisou, que urge trazer os corpos de todos os combatentes que morreram longe da pátria em combate, não podendo o nosso país esquecer essa dolorosa ferida que ainda dói no coração de muitas famílias.

De seguida, D. Américo Aguiar visitou o túmulo dos padres claretianos, o sepulcro do pai do Padre Daniel Nascimento e o talhão da Misericórdia. Pelo caminho, foi visitando outros sepulcros parando diversas vezes junto dos familiares que rezavam pelos seus defuntos.

Visita ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, Setúbal

De seguida, esteve presente no Cemitério da Paz, também Setúbal, “onde rezou por todos os irmãos que percorreram os caminhos destas terras e agora repousam, em paz, neste jardim”, referiu em nota o Padre Álvaro Lago, pároco de São José.

“A unidade tão desejada e confirmada por D. Américo, percebeu-se aqui também ao percorrer as ruas do cemitério, partilhando com quem o acompanhava, aspetos importantes da história dos homens que se entrelaçam e que se percebem no ambiente que o rodeava. Os cemitérios, dizia, são “a montra de como as pessoas e os povos lidam com a realidade da morte e da vida”.”

“Palmilhando os variados setores do cemitério da paz, viveu esses minutos com um espírito contemplativo e de oração, em comunhão com quem reza por aqueles que já partiram”, conclui o sacerdote.

Visita ao Cemitério da Paz, Setúbal

“Caminhamos para Ti, ó cidade do Senhor”.

No mesmo dia, iniciou a tarde no Cemitério da Quinta do Conde, “cumprimentando as pessoas presentes que ali se deslocaram, para visitar as sepulturas dos seus familiares” conforme conta o Pároco, Padre Carlos Russo, em nota enviada à Diocese.

“Houve um momento de oração no ponto central do cemitério, tendo aspergido algumas sepulturas. Deslocou-se seguidamente ao Crematório, cumprimentando os funcionários e depois rezou no lugar onde repousam as cinzas de centenas de corpos”, acrescenta.

No final foi presenteado, com o “Pão por Deus” que foi preparado e distribuído e pelos jovens e adolescentes da catequese do polo da igreja de Nossa Senhora da Boa Água.

Visita ao Cemitério da Quinta do Conde

Visitou posteriormente os Cemitérios do Pinhal do Forno, em Alhos Vedros. À porta do cemitério aguardavam o Vigário Forâneo de Barreiro-Moita, Padre Nuno Pacheco, o Presidente da Câmara Municipal da Moita, Carlos Albino, o Presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Artur Varandas, e vários fiéis que o quiseram acompanhar no seu momento de oração por todos os defuntos que ali se encontram sepultados.

“Foi entregue ao Senhor Bispo, pela responsável das Capelas Funerárias de Alhos Vedros, Paróquia a que pertence o cemitério do Pinhal do Forno, uma lista com o nome dos 112 irmãos e irmãs que ali se encontram sepultados e que passaram pelas referidas capelas funerárias ao longo deste ano” explica o Padre Nuno Pacheco em nota enviada à Diocese.

Visita ao Cemitério do Pinhal do Forno, Alhos Vedros. Créditos: Município da Moita

Por fim, visitou o Cemitério de São Sebastião, no Montijo. Como refere em nota enviada à Diocese o Padre José Maria Furtado, Vigário Forâneo do Montijo, a visita foi acompanhada de chuva, “sinal de bênção e proteção”.

O Cardeal D. Américo chegou ao cemitério de São Sebastião do Montijo pelas 16 horas. A recebê-lo estavam os Padres José Maria Furtado, o Padre Miguel d’Aguiar, Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Atalaia, e o Padre João Dias, Pároco do Montijo.

Uma vintena de leigos quis acompanhar para uma breve oração e visita a algumas sepulturas, de modo simples e marcado pela serenidade. Foi acompanhado por um dos elementos da Junta da União de Freguesias do Afonsoeiro/ Montijo presentes à sepultura dos últimos sacerdotes que serviram a cidade do Montijo.

Visita ao Cemitério de São São Sebastião, Montijo

JM

Fiéis defuntos: D. Américo Aguiar peregrina aos cemitérios nos dias 1 e 2 de novembro

Partilhe nas redes sociais!
02 de Novembro de 2023