Academia Fé e Cultura: projeto diocesano de formação iniciou ano letivo com curso sobre antropologia teológica

20230211-afc-inicio-ano-letivo (2)

Iniciou esta terça-feira, 31 de outubro, o módulo “O que é o Homem?”, da Academia Fé e Cultura, ministrado pelo Padre António Martins. Este é o primeiro módulo do ano letivo 2023-2024.

Contanto com cerca de 40 participantes, a proposta formativa decorre às terças-feiras no salão paroquial da Igreja São João B. Scalabrini, Paróquia de Amora. Neste primeiro encontro, para além de apresentação, os formandos foram introduzidos na temática.

O presente curso, desenvolvido em seis sessões, procura apresentar uma proposta de decifração do humano, a partir da antropologia cristã. Não como reduto isolado, mas em diálogo crítico com a complexidade e a variedade das antropologias contemporâneas, onde surge a importância do corpo, a questão da(s) identidade(s), os desafios da inteligência artificial, a ecologia integral, a relação fé-ciência (evolução), o enigma da morte e a esperança na vida eterna e na ressurreição dos mortos.

O Padre António Martins é doutor em Teologia, na área da Antropologia Teológica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, com a tese “A condição corpórea da pessoa. Estudo sobre a antropologia teológica de J. L. Ruiz de la Peña (1937-1996)”. Tem Licenciatura em Teologia e Mestrado em Teologia Sistemática pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Academia Fé e Cultura (AFC), em desenvolvimento na Diocese de Setúbal, tem como objetivo oferecer um fórum de reflexão e formação bíblica, teológica e cultural, em diálogo com a sociedade e como resposta aos desafios da evangelização e da missão nos tempos atuais.

Em versão piloto, este projeto diocesano teve início em 2022 com os módulos: “Evangelho de São Lucas”, orientado pelo Padre João Lourenço e “História da Igreja de Setúbal”, ministrado pelo Padre Francisco Mendes.

A proposta da AFC para o ano formativo 2022/2023, teve inicio com o módulo “Arte e Património Sacro: ver, ler e compreender”, ministrado pelo Padre Casimiro Henriques, pela Dr.ª Joana Rosário e pela Arq.ª Cristina Branco. Já em 2023, o Padre Daniel Nascimento proporcionou a realização de um novo módulo com o tema “O Livro do Génesis. Em março e abril de 2023, decorreu o módulo “Mistério de Deus”, ministrado pelo Padre José Manuel Cachaço.

Para mais informações sobre a Academia Fé e Cultura, contactar academiafecultura@diocese-setubal.pt

Academia Fé e Cultura

Academia Fé e Cultura: projeto de formação diocesana inicia ano com questões de antropologia teológica

03 de Novembro de 2023