Renúncia Quaresma 2024

20240214-renuncia-quaresmal

Por indicação do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, a Renúncia Quaresmal deste ano destina-se ao Fundo de Emergência Diocesano e ao apoio às crianças vitimas da guerra na Terra Santa.

Na sua Mensagem de Quaresma, na qual é apresentado o itinerário de Quaresma e Páscoa “Peregrino da Esperança”, o Bispo de Setúbal afirma que “a peregrinação de cada um traduz-se sempre numa renúncia posta para o bem dos outros”.

Na Diocese de Setúbal, a Renúncia Quaresmal é encaminhada para duas realidades de carência, de natureza interna e externa. A parte que concerne à realidade interna destina-se ao apoio de situações de emergência na Diocese. O restante valor recolhido reverterá para o apoio às crianças visadas no conflito armado iniciado na Terra Santa em outubro de 2023.

O prelado explica que o Fundo de Emergência Diocesano “apoia as pessoas que nos batem à porta em situações críticas” e que a renúncia destinada às crianças vítimas da guerra na Terra Santa será entregue ao Cardeal Pierbattista Pizzaballa, Patriarca Latino de Jerusalém.

A renúncia é uma prática concreta que a Igreja indica aos fiéis para melhor viver o espírito da Quaresma. Consiste em abdicar de certas coisas legítimas para ajudar a viver o desapego e o desprendimento. Depois, o valor monetário que resulta das renúncias realizadas, em espírito de oração e conversão, é encaminhado para uma situação de carência socioeconómica.

Contamos consigo! A entrega deve ser feita na sua comunidade no Domingo de Ramos, este ano a 24 de março (uma semana antes da Páscoa).

JM

14 de Fevereiro de 2024