Quaresma/Páscoa: Dinâmica “São José: Caminho para a Misericórdia”

“Este ano teremos São José como companheiro de caminho, em direção à Páscoa, crescendo, caminhando e aprendendo na misericórdia, para a podermos celebrar no Mistério Pascal.” (Afonso Pereira, Seminarista)

A Diocese de Setúbal vai disponibilizar uma dinâmica de Quaresma e Páscoa, convidando à reflexão das obras de misericórdia e tendo como referência a figura de São José.

[Guiões, no fim da página, disponibilizados à segunda-feira]

“Queremos oferecer aos diocesanos um caminho espiritual quaresmal com São José, que nos vai levar ao Domingo da oitava da Páscoa, chamado de Pascoela ou também da Divina Misericórdia” anuncia o Padre Luís Ferreira, Vigário Episcopal para a pastoral no vídeo de divulgação da iniciativa.

A dinâmica insere-se na celebração do ano dedicado a São José, decisão do Papa Francisco tornada pública na sua carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai, de 8 de dezembro de 2020, e que servirá de eixo ao aprofundamento do caminho quaresmal.

“Também com São José, vamos fazer um percurso até à misericórdia do Senhor. O Papa Francisco recordou-nos no Ano dedicado à misericórdia que Deus é rico em misericórdia: Deus que nos abraça, Deus que nos perdoa mas que também nos desafia a pôr em prática as obras de Misericórdia, quer espirituais, quer corporais” acrescenta o sacerdote.

A proposta terá início na Quarta-Feira de cinzas e terminará no Domingo da Divina Misericórdia. Os materiais vão ser disponibilizados a um ritmo semanal, sendo os guiões publicados na página oficial da Diocese na segunda-feira anterior ao domingo correspondente. A única exceção será o guião criado para a Quarta-feira de cinzas, que estará disponível uma semana antes, no dia 10 de fevereiro.

“Esta antecipação na disponibilização dos guiões tem como principal objetivo dar tempo aos vários grupos, secretariados e movimentos que queiram explorar esta dinâmica comunitariamente, de o preparar e apresentar àqueles com quem trabalham” explica o seminarista Afonso Pereira no vídeo de apresentação, acrescentando que “todos os guiões terão uma proposta cultural que integra a meditação das obras de misericórdia e da figura de São José.”

O Padre Luís Ferreira acrescenta que esta proposta não será para todos de forma generalizada mas sim direcionada a cada um: “Cada um vai receber esta proposta da Diocese para fazer espiritualmente este caminho interior, com São José nas obras de misericórdia para vivermos a Páscoa do Senhor num sentido verdadeiro.”

O presbítero refere ainda que esta proposta complementa “as habituais práticas do tempo quaresmal: a oração, o jejum, a esmola e a escuta da Palavra de Deus.”

A carta apostólica Patris corde – Com coração de Pai é publicada por ocasião dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica pelo Beato Pio IX, na qual o Sumo Pontífice convida à vivência deste ano especial com o propósito de “aumentar o amor por este grande Santo, para nos sentirmos impelidos a implorar a sua intercessão e para imitarmos as suas virtudes e o seu desvelo» (Patris Corde, 7).

Guiões

[Disponibilizados à Segunda-Feira]