Barreiro/Moita: «Como não ser morno», deu mote ao encontro XLT do Conselho Vicarial Jovem

Encontro XLT_Quaresma 2024_Foto Conselho Vicarial Jovem da Vigararia Barreiro-Moita (2)

Os jovens da Vigararia da Barreiro/Moita foram convidados a uma noite de adoração XLT, no dia 15 de março, que começou com um testemunho que desafiou-os a ‘como não ser morno’, num encontro aberto a todos, na igreja de Santo André.

“Podemos fazer tudo e ainda assim ser morno”, explicou Guilherme Matos, que partilhou o testemunho no início deste encontro.

O jovem de 19 anos, que até aos 16 anos foi “morno” na vivência da sua fé, afirma que “quando não somos, nem quentes, nem frios, somos sempre frustrantes”.

A adoração ao Santíssimo Sacramento “XLT” foi organizada pelo Conselho Vicarial Jovem Barreiro/Moita, no dia 15 de março (sexta-feira), na igreja de Santo André, no Barreiro. E contou com a presença de muitos jovens das 8 paróquias desta vigararia.

O diácono Diogo Machado acompanhou os jovens nesta noite de adoração e explicou a importância de desafiar, de convidar, os jovens a empenharem e dedicarem a sua vida,

“Todo o cristão é chamado a uma vida entregue a Jesus e à vontade do Pai. O esforço dessa entrega não vai sem recompensa: aos que não forem mornos Ele dá cem por um. Dedicar a vida a Deus que é fiel à sua promessa vale muito, não pela promessa em si, mas porque basta que Ele seja quem é”, salientou.

O diácono Diogo Machado destacou também a importância de dinamizar momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento com os jovens, como os momentos “XLT” dinamizados na Paróquia de Palhais/Santo António.

Foto: Conselho Vicarial de Jovens Vigararia de Barreiro-Moita

“Convidar os jovens à oração e rezar com eles é sempre uma experiência muito interessante. Estes momentos de adoração Eucarística têm a virtude de facilitar um encontro mais próximo e pessoal com Jesus, e despertar o sentido de piedade naqueles que ao longo da vida se foram tornando indiferentes”, disse o futuro sacerdote sadino.

Este encontro combina testemunho, música, e Adoração Eucarístico, já teve a participação do Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, no último Advento, no dia 7 de dezembro de 2023, na igreja de Santo António da Charneca.

A XLT, abreviatura de “Exalt”, proporcionou um ambiente único para a vivência da fé em comunidade.

Para além do testemunho, a partir do tema ‘Como não ser morno’, este encontro vicarial foi animado com a música de inspiração cristã, pelo grupo de jovens da Paróquia de Santo António/Palhais, e inseriu-se no Itinerário diocesano ‘Vivit’.

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal está a dinamizar uma “leitura diocesana” da exortação ‘Christus Vivit’, com dois objetivos: (Re)ler, aprofundar e receber este documento do Papa Francisco destinado aos jovens, e reviver a esperança da JMJ Lisboa 2023.

O Itinerário ‘Vivit’ está a aprofundar um capítulo da exortação por mês, de janeiro a julho, até ao primeiro aniversário da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.

Conselho Vicarial Jovem da Vigararia Barreiro/Moita

18 de Março de 2024