comprehensive-camels

Catequese Diocesana já iniciou percurso “Say Yes” para preparar JMJ Lisboa 2022

20191012-Formacao-Catequistas-01

No passado dia 14 de setembro, decorreu na Cúria Diocesana, em Setúbal mais uma reunião de início de ano para os coordenadores paroquiais de catequese. Além do Secretariado Diocesano de Catequese apresentar o calendário de atividades diocesanas ou paroquiais, os formulários com vista a proteção de dados pessoais dos catequizandos e catequistas e as tarefas de cada vigararia para o Dia Diocesano do Catequista, grande parte do encontro foi dedicado à explicação do projeto de catequese para adolescentes “Say Yes”, com vista à preparação da JMJ Lisboa 2022.

A Conferência Episcopal Portuguesa adotou, em julho passado, este caminho facultativo para os volumes do 7º ao 10º ano, como complemento aos respetivos catecismos. Todas as explicações da proposta foram dadas por uma das suas responsáveis, a Prof.ª Sandra Santos do Patriarcado de Lisboa. Neste momento, a nível nacional, já aderiram ao projeto mais de 21 mil adolescentes, sendo mais de 850 da nossa diocese.

Os três anos de preparação até à Jornadas contemplarão 15 etapas (cinco por ano), que se articularão com os catecismos já existentes de cada volume da catequese da adolescência. Pretende explorar a dimensão da Missão e do Serviço em lógica projetual, e é considerado como um ensaio para a renovação do programa da catequese COM os adolescentes que está em curso. A lógica do acompanhamento é fundamental.

Com vista à orientação dos catequistas das paróquias aderentes, estão previstas quatro formações diocesanas que decorrerão ao longo do ano pastoral. A primeira será já no dia 19 de outubro, das 9 às 17h, no Seminário de S. Paulo de Almada. As datas das restantes serão oportunamente divulgadas.

Para cada ano haverá para os catequistas dois guias em forma de caderno com as cinco etapas (um com as etapas 1+2 e outro com as etapas 3+4+5). Para os adolescentes haverá um Diário de Bordo por cada etapa. Neste momento apenas estão disponíveis o primeiro caderno para os catequistas e os dois primeiros Diários de Bordo para os adolescentes (corresponde ao caminho até ao ano novo). As encomendas dos mesmos deverão ser feitas através de email para o nosso Secretariado Diocesano de Catequese. Além do suporte em papel, diversos outros materiais multimédia estão a ser disponibilizados no site do Educris (ver links abaixo). Desde já poderá acompanhar as notícias deste projeto a partir do seguinte link: http://www.educris.com/v3/359-destaques

Este projeto, sem dúvida, marcará a vida da catequese da adolescência nos próximos três anos. Os adolescentes de hoje, são necessariamente os jovens que acolherão os jovens vindos de todo o mundo católico em 2022.

Materiais digitais: 

Encontro Ponto de Partida: http://www.educris.com/v3/centrorecursos/#qualquer/projeto-say-yes/ponto-de-partida/1

Etapa 1, Encontros com os adolescentes: http://www.educris.com/v3/centrorecursos/#qualquer/projeto-say-yes/etapa-1/1

Etapa 2, Encontros com os adolescentes: http://www.educris.com/v3/centrorecursos/#qualquer/projeto-say-yes/etapa-2/1

Etapas 1 e 2, Say yes Catequistas 1: http://www.educris.com/v3/centrorecursos/#qualquer/formacao-catequistas/say-yes-catequistas-1/1

Padre Rui Gouveia, diretor do Secretariado Diocesano da Catequese

Partilhe nas redes sociais!
12 de Outubro de 2019