Formação do Clero: “Acompanhar os jovens hoje” foi o tema em reflexão

20191018-Formacao-Clero-Juventude

No passado dia 15 de Outubro o Clero da Diocese de Setúbal teve o seu primeiro momento de formação orientado pelo Padre Álvaro Lago, SDB, assistente do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal. O tema da formação “Acompanhar os jovens hoje: uma proposta formativa a partir do Sínodo” foi a proposta de reflexão ao Clero a partir do Sínodo dos Jovens sublinhando dois pilares neste caminho: a sinodalidade e o discernimento.

Um outro elemento fundamental em toda a Pastoral, mas sobretudo na Juventude é o acompanhamento. Este é inspirado na passagem dos discípulos de Emaús: acompanhamento espiritual e psicológico não apenas numa perspetiva vocacional mas de poder fazer caminho num acompanhamento comunitário, de grupo e pessoal.

O Pe. Álvaro Lago sublinhou a importância do acompanhamento espiritual pessoal, apontando para o Sacramento da Reconciliação para podermos ter uma Igreja que faz caminho com os jovens num acompanhamento integral.

Após a sua apresentação o orador propôs ao Clero uma reflexão pessoal no exposto e em torno de algumas questões:

• Como vivi na minha realidade o acontecimento eclesial do Sínodo?
  • Como concretizar a dimensão da “sinodalidade missionária?
  • Resumir a ideia de “acompanhamento” identificando três características vividas do acompanhamento.

Após o tempo de reflexão pessoal os presentes foram convidados à partilha.

PLF

18 de Outubro de 2019