Dia Diocesano da Juventude 2020: de Vale de Milhaços para toda a Diocese

20200705-dia-diocesano-juventude (39)

D. José Ornelas presidiu à Eucaristia do Dia Diocesano da Juventude do ano pastoral 2019/2020 no domingo, dia 5 de julho, na Igreja de São João Baptista, Paróquia de Vale de Milhaços. Uma celebração que contou com a presença da equipa do Departamento Diocesano da Juventude e foi animada pelo grupo de jovens Fénix.

Estes tempos de pandemia não permitiram que a celebração fosse uma grande festa com todos os jovens da diocese, mas conseguiram-se novas formas de estar em união, celebrar, partilhar e recordar o ano pastoral que termina.

Os jovens foram desafiados a celebrar a Eucaristia com as suas comunidades, como forma de partilha e comunhão com toda a diocese. Foi-lhes pedido que fizessem a leitura da oração dos fiéis e no final, como ação de graças, a leitura da oração do Triénio da Juventude. Ao longo do dia, foram vários os grupos que partilharam o modo como celebraram este dia especial com a publicação de fotos, através das redes sociais utilizando os hashtags #ddjsetubal2020 e #encontramonosnamissa.

D. José Ornelas na sua homilia destacou o importante papel desempenhado pelos jovens ao longo da pandemia por toda a Diocese de Setúbal: “Estivestes na linha da frente, assumindo papéis de solidariedade com quem mais precisa; no regresso às celebrações, fostes um grupo bem presente no acolhimento, na preparação de ambientes, na organização dos espaços celebrativos, no serviço da comunidade”.

O nosso bispo alertou que o “regresso ao que era antes” não será possível, e pediu que no processo de adaptação à nova realidade não nos deixemos contagiar por outras pandemias e que não se perca a solidariedade, criatividade e participação que tem sido imagem de marca dos jovens.

No final da Eucaristia, Ana Lúcia Agostinho, coordenadora do Departamento da Juventude de Setúbal, agradeceu a todos os jovens este ano pastoral e a adaptação a esta nova realidade.

Neste Dia Diocesano da Juventude 2020, o departamento lançou o primeiro podcast do itinerário “Verão com Sentido”, uma proposta de reflexão e partilha para as férias. Todos os domingos vai ser partilhado um novo subsídio, até ao fim de agosto.

Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Liturgia: Homilia de D. José Ornelas no XIV Domingo do Tempo Comum, Dia Diocesano da Juventude

11 de Julho de 2020