Óbito: Exéquias do Padre João Luís Paixão

20210708-padre-joao-luis-paixao (6)

Após o falecimento do P. João Luís Paixão na noite de ontem, a Diocese de Setúbal informa que o seu corpo poderá ser velado hoje, a partir das 15h30, na Igreja Paroquial da Trafaria.

Pelas 20h30 será trasladado para a Igreja Paroquial do Monte de Caparica onde, pelas 21h30, será celebrada Eucaristia presidida pelo Bispo diocesano, D. José Ornelas. Esta celebração de hoje, 09 de julho, é dirigida sobretudo ao Clero, para que se possa despedir do seu irmão presbítero. O corpo regressa, em seguida, à Igreja da Trafaria.

Amanhã, dia 10 de julho, na Igreja Paroquial da Trafaria, as celebrações são especialmente dirigidas aos paroquianos. Às 8h30 tem lugar a celebração da Eucaristia exequial presidida pelo P. Pedro Quintela, vigário paroquial da Trafaria. Pelas 10h30, D. José Ornelas preside à oração de despedida do P. João Luís Paixão por parte da sua comunidade paroquial, seguindo-se o funeral para o cemitério do Monte de Caparica.

NOTA: Devido à situação pandémica que estamos a viver, as celebrações decorrerão no escrupuloso cumprimento das normas sanitárias em vigor. Desta forma, a entrada de outros fiéis está condicionada à capacidade dos lugares de culto.

AS

Nota Biográfica do Padre João Luís Paixão

O Padre João Luís Nunes Fernandes Paixão, natural do Barreiro, onde nasceu em 8 de junho de 1964, foi ordenado Presbítero por D. Gilberto dos Reis no dia 23 de junho de 2002 na igreja paroquial de Vale de Figueira. Foi-lhe confiada por algum tempo a paróquia de Marateca. Ainda como diácono foi diretor interino do Jornal de Almada. Ainda no ano da sua ordenação, foi-lhe confiado o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

Em agosto do mesmo ano tomou posse da paróquia de Sarilhos Grandes, tendo colaborado na paróquia de Pinhal Novo.

Entre 2004 e 2010 desempenhou o cargo de Ecónomo diocesano, sendo simultaneamente pároco de Cacilhas e Vigário paroquial de Almada.

A partir de setembro de 2013, até ao dia 8 de julho de 2021, em que partiu para a Casa do Pai, foi Pároco de Trafaria e, desde 2016, Vigário paroquial do Monte de Caparica.

Ao longo dos dezanove anos do exercício dedicado e feliz do ministério sacerdotal, o Padre João Paixão foi Vigário forâneo de Almada (entre 2005 e 2011) e membro do Conselho presbiteral (entre 2006 e 2011). Colaborou com frequência no Movimento dos Cursilhos de Cristandade.

P. José Lobato, Vigário Geral da Diocese de Setúbal

Óbito: Faleceu o Padre João Luís Paixão