Caridade: Diocese de Setúbal celebra Semana Nacional Cáritas

20220303-semana-caritas-2022

De 13 a 20 de março, assinala-se a Semana Nacional Cáritas. Na Diocese de Setúbal, o programa inclui música, poesia e colheitas de sangue. O peditório público e ofertório consignado reverterão em parte para o apoio aos refugiados provenientes da Ucrânia.

A Cáritas Diocesana de Setúbal prevê um programa celebrativo para a Semana Nacional Cáritas, assinalada anualmente na semana que antecede o 3º Domingo da Quaresma.

Em nota enviada à Diocese, o Presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal informa que o Peditório Público deste ano, realizado entre 17 e 20 de março, bem como o ofertório consignado do domingo revertem para a ação da Cáritas, mas será também aplicado “no apoio aos refugiados, sempre através das Paróquias”.

“Os refugiados estão a chegar. Convém que nos grupos paroquiais haja disponibilidade para interagir com as entidades locais no sentido de coordenarem ações e mobilizar o que for possível e necessário para atender às necessidades” apela o responsável, referindo que a Cáritas está a acompanhar de perto esta resposta internacional.

A Eucaristia de abertura da Semana Cáritas acontece na Igreja dos Pastorinhos, Montijo, no domingo 13 de março, pelas 11 horas, presidida pelo pároco e vigário-forâneo do Montijo, Padre José Maria Furtado.

Quarta-feira, 16 de março, pelas 21 horas, a Igreja de Santo André, no Barreiro, vai acolher um momento musical, da responsabilidade do Projeto Recriar-se, da Cáritas Diocesana de Setúbal.

Na mesma ocasião será apresentado um livro de poesia sobre Direitos Humanos. Este momento contará com um painel constituído por Eugénio Fonseca, Presidente da Confederação Portuguesa de Voluntariado e ex-presidente da Cáritas Portuguesa e Cáritas Diocesana de Setúbal, bem como pelas poetisas Alexandrina Pereira e Helena Mattos.

A 17 de março, quinta-feira, decorre uma formação sobre a Cáritas e a organização dos grupos paroquiais de ação social, ministrada pelo presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Domingos de Sousa. O encontro formativo terá lugar às 20h30 na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água, Paróquia de Quinta do Conde.

Na sexta-feira, dia 18 de março, às 21 horas, a Cáritas de Setúbal realizará uma Via Sacra na Igreja de São Paulo, em Setúbal, animada pelos trabalhadores, dirigentes, voluntários e utentes da instituição diocesana.

No fim de semana, decorrem duas ações de colheita benévola de sangue: no sábado, 19 de março, das 9h às 13h no Centro Paroquial de Alhos Vedros e no domingo, 20 de março, no mesmo horário, no Centro Paroquial Padre Manuel Gonçalves, no Montijo.

O encerramento da Semana Cáritas acontece a 20 de março, com Eucaristia na Igreja de Nossa Senhora da Boa Água (Quinta do Conde), pelas 10 horas. Presidirá à celebração o Padre Carlos Russo, pároco e vigário-forâneo de Palmela-Sesimbra.

Consulte o programa aqui.

Preces para as Eucaristias disponíveis aqui.

Mensagem de D. José Traquina, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade humana, disponível aqui.

Cáritas: Semana nacional dedicada ao amor que transforma

10 de Março de 2022