Peregrino da Esperança: Itinerário de Quaresma e Páscoa 2024

20240315-itinerario-quaresma-pascoa-banner-site-artigo-pascoa

A Diocese de Setúbal vai promover um itinerário de aprofundamento e reflexão para os tempos de Quaresma e Páscoa. O “Peregrino da Esperança” acompanhará o caminho de crianças, jovens e adultos entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Pentecostes, com uma proposta de reflexão semanal, que poderá ser acompanhada através das redes sociais.

Na sua mensagem de Quaresma, o Cardeal D. Américo Aguiar lembra que na sua primeira Carta Pastoral dirigiu-se a Setúbal como «Peregrina da Esperança», “tomando o tema do Jubileu 2025, que coincide com o 50.º aniversário da nossa Diocese”.

Nesta caminhada quaresmal quero também eu ser convosco um «peregrino da esperança». O itinerário da Quaresma reflete, de facto, a atitude que desejo para a Igreja de Setúbal: «grata pelo que percorreu, mas a caminho de um futuro maior», refere o Bispo de Setúbal.

O prelado deseja que “este possa ser um tempo forte neste «Ano da Oração», como o nosso querido Papa Francisco nos pede em preparação do próximo Jubileu.”

Cada domingo é uma etapa do percurso, em que o “Peregrino da Esperança” irá partilhar o seu estado de vida e fé pessoal. A proposta inclui a leitura do Evangelho do dia e uma reflexão do mesmo. São ainda apresentados outros recursos para ajudar à reflexão, como uma citação de um texto literário (teológico ou não) e uma imagem. Por fim, o peregrino é desafiado a aplicar a palavra lida e refletida na vida espiritual e corrente.

O itinerário “Peregrino da Esperança” tem uma versão para os mais novos, cujo intuito é “conhecer, escutar, amar e servir e de percebermos o que Jesus nos pede”. A proposta é adaptada à idade e conclui com um desafio de renúncia.

Este itinerário pode ser feito individualmente, a dois ou em grupo. Como diz D. Américo Aguiar na Mensagem de Quaresma, “o caminho do peregrino é sempre pessoal, mas desafio a que possamos partilhá-lo em Igreja: na família, na comunidade paroquial, nos movimentos laicais e nas comunidades de vida religiosa”.

Os conteúdos serão disponibilizados no sítio oficial da Diocese de Setúbal ao longo das semanas e o percurso poderá ser acompanhado através das redes sociais oficiais, bem como de dois novos canais na aplicação WhatsApp, criados para o efeito. Para aderir aos novos canais, basta aceder aos seguintes links ou QR Codes:

Itinerário para Adultos: https://bit.ly/Canal-Itinerario-Peregrino-da-Esperanca-Adultos

Itinerário para Crianças: https://bit.ly/Canal-Itinerario-Peregrino-da-Esperanca-Criancas

Itinerário para Jovens: https://bit.ly/Canal-Itinerario-Peregrino-da-Esperanca-Jovens

A todos, a Diocese deseja um bom caminho de Quaresma e Páscoa.

Recursos do Itinerário “Peregrino da Esperança”

Descarregue os PDFs

Adultos

Crianças

Jovens

Nota: Os conteúdos serão disponibilizados quinzenalmente.

Quaresma 2024: Mensagem do Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

01 de Fevereiro de 2024